7 RAZÕES PARA O CRISTÃO JEJUAR

7 RAZÕES PARA O CRISTÃO JEJUAR

Amado(a) irmão(ã),  o nosso assunto é o jejum, que, entendemos ser de grande importância para o seu desenvolvimento espiritual. Vamos, então, meditar no assunto ‘7 Razões Para O Cristão Jejuar’. A primeira razão é…

 

1) Porque o jejum é uma ordem divina. Homens e mulheres de Deus ao longo da História, têm compreendido claramente essa ordem de Deus. Está escrito, em Jl.2.12: “Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto”. A órdem de Deus é tão clara que Jesus nem a repetiu, tão somente ensinou aos discípulos a maneira correta de jejuar, dizendo, em Mt.6.17,18: “Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. A expressão ‘quando jejuares’ sugere uma prática constante. Portanto, precisamos jejuar porque Deus nos ordenou jejuar. A segunda razão para jejuar é…

2) Porque o jejum é um meio de nos humilharmos diante de Deus. Esse é o caminho para o poder e a graça de Deus na vida do cristão. A Escritura Sagrada, nos diz, em Tg.4.10: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará”. E o jejum é um meio que Deus nos deu para nos humilharmos diante Dele. E isso nos dará sensibilidade espiritual para percebermos o nosso pecado e consertarmos nossa vida com Deus. O salmista entendeu isso e disse, no Sl.35.13: “Eu humilhava a minha alma com o jejum”. Certamente, você será levantado por Deus, quando se humilhar diante Dele. Leia também os textos de II Cr.7.14; Is.58; Dn.9.3-5. A terceira razão para jejuar é…

3) Porque o jejum é um meio para obtermos vitória sobre ataques e tentações malignas. O Senhor Jesus é nosso modelo perfeito e Ele nos deixou o exemplo em relação ao jejum. Foi bem no começo de Seu ministério, logo após o Seu batismo nas águas e no Espírito. O escritor sagrado diz, em Lc.4.1,2, que “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome”. Nesses quarenta dias de jejum, o Senhor alcançou a vitória sobre os ataques e as tentações do inimigo. E, isso, de tal maneira que o V.14, diz: “Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia”. Por isso, precisamos jejuar. A quarta razão para jejuar é…

4) Porque é um meio para receber capacitação de Deus na realização de Sua Obra. A Igreja buscou a capacitação de Deus, em jejum e oração, quando enviou os primeiros missionários. É o que lemos em At.13.2,3: “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram”. Os apóstolos escolhiam os presbíteros para as novas igrejas, em Jejum e oração. Está escrito em At.14.23, que, “depois de orar com jejuns, os encomendavam ao Senhor em quem haviam crido”. Esse foi o modelo estabelecido pelo Espírito Santo na Igreja primitiva. E, a quinta razão para jejuar é…

5) Porque o jejum é um meio para alcançarmos vitória em tempos de crise. A História do povo de Deus revela a importância do jejum em tempos de crise. Um dos maiores exemplos que temos é o de Ester, juntamente com seu povo. Um decreto do rei determinava o extermínio de todo o povo judeu. Por isso, Ester mandou um pedido a seu tio Mardoqueu, em Et.4.16, dizendo: “Vá e reúna todos os judeus que estiverem em Susã, e todos vocês jejuem e orem por mim. Durante três dias não comam, nem bebam nada, nem de dia nem de noite. Eu e as minhas empregadas também jejuaremos. Depois irei falar com o rei, mesmo sendo contra a lei; e, se eu tiver de morrer por causa disso, eu morrerei”. E Deus lhes concedeu uma vitória tão grande, que é comemorada pelos judeus até o dia de hoje. Portanto, precisamos jejuar para alcançarmos vitória em tempos de crise. A sexta razão para jejuar é…

6) Porque o jejum é um meio para buscarmos direção e proteção de Deus. Esse foi o entendimento de um grande homem de Deus – Esdras. Eis o testemunho que ele nos deixou escrito, em Ed.8.21-23: “Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso. Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto já lhe havíamos dito: A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam. Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu”. Por isso, você também pode jejuar para pedir direção e proteção de Deus. E, a sétima razão porque necessitamos jejuar é…

7) Porque o jejum é um meio para buscarmos restauração espiritual. O profeta Joel descreve uma situação de calamidade espiritual na vida do povo de Israel. E mesmo depois de falar sobre o juízo prestes a vir, ele diz, em Jl.2.12: “Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade”. E o resultado dessa busca em jejum e oração se encontra nos Vs.18,28, onde está escrito: “Então, o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo… E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne”. Sim! Deus restaura aqueles que o buscam de coração, em jejum e oração. Deus o abençoe. Continuaremos no próximo número, se Deus o permitir.  Vosso irmão e companheiro no Reino: Amilton Lança

 

23 Comentários

  1. Acredito que o jejum é uma arma tão poderosa, que é nescessário praticarmos continuamente para vencermos os obstáculos que se levantam quando nos propomos a jejeuar.
    Pai-pastor, que o nosso paizinho, lá do céu, possa continuar dando ao senhor a cada dia alimentos tão vitaminados para sustentar suas ovelhinhas. Que Deus o abençoe ricamente! Te amamos muito. Mirian,Ely e Giovanna.

    Reply
    • Olá Mirian e Ely,
      Muito obrigado pelo carinho e encorajamento. Deus continue abençoando suas vidas, dedicação e serviço em Sua Obra.
      Um abraço,
      Pr Amilton

      Reply
  2. A paz do senhor
    pastor motamos na nossa igreja um estudo bíblico para jovens
    e está sendo uma benção essa semana o assunto vai ser consagração e jejum ii seu estudo me ajudou muito!!!
    Que Deus continue te abençoando cada vez mais e mais
    abraço

    Reply
    • Olá Eldades!
      A Paz do Senhor Jesus seja com você também!
      Sei que já faz tanto tempo que me enviou seu comentário. Mas, gostaria de desejar que Deus continue abençoando sua vida e ministério.
      Um grande abraço!

      Reply
  3. Pastor, sou nova convertida e cheia de duvidas, estou querendo fazer um jejum onde tiro muitas coisas materias que gosto de fazer, essa forma esta correta?

    Reply
    • Olá Fátima,
      Perdão pela demora em responder-lhe. De repente, você até já conseguiu a resposta. Mas, gostaria de dizer-lhe que existem vários tipos de jejuns: Desde o jejum absoluto até o jejum de determinadas coisas que você goste. Todavia, qualquer forma que você escolher para jejuar, o mais importante é a sua motivação diante de Deus e sua busca sincera da resposta divina. Deus lhe abençoe!
      Um abraço!

      Reply
  4. muito bom este estudo, me edificou muito, que Deus continue te abencoando

    Reply
    • Amém Pr Marcelo! Muito obrigado pelo comentário. Desejo que o Senhor continue abençoando também o irmão.
      Um abraço,
      Pr Amilton Lança

      Reply
  5. É uma bençao poder entrar na intenet e aprender mais sobre o jejum.
    Eu particularmente não sabia sobre estas 7 razões para jejuar.
    Farei chegar esta palavra ao ministério que estou liderando.
    Pr.Rodrigo Amadeus – Ministério Desafio Jovem de Moçambique

    Reply
    • Amém, Rodrigo!
      Gostaria de pedir-lhe perdão pela demora em responder-lhe. Deus continue abençoando sua vida e ministério!
      Um grande abraço!

      Reply
  6. Muito boa suas explicações………

    Reply
    • Amém Jackelinne!
      Deus lhe abençoe.
      Um abraço!

      Reply
  7. Pr Amilton lança, gostei muito do comentário. Que Deus te abençoe e aumente mais o conhecimento e capacidade espiritual. Paz!

    Reply
    • Olá irmã Maria Cruz!
      Perdão pela demora em responder-lhe. Mas, gostaria de agradecer-lhe por suas palavras de encorajamento. Deus lhe abençoe.
      Um abraço!

      Reply
  8. Aprendi a jejuar e o mais importante é o significado, obrigado pela lição, sou convertido de pouco tempo. e tenho fé que usarei o jejum em prol de ficar mais próximo de Deus.

    Reply
    • Olá irmão Jorge Roberto! Louvado seja o Senhor por sua vida. Fico feliz em saber que tenha sido edificado através do estudo. Deus lhe abençoe cada vez mais!
      Um grande abraço!
      Pr Amilton Lança

      Reply
  9. Este estudo e muito bom estou desenvolvendo um estudo e me ajudou bastante continue esta caminhada

    Reply
    • Olá Pr Luciano!
      Alegro-me em saber que o estudo tenha sido útil ao irmão. Muito obrigado pelo encorajamento. Deus continue abençoando seu ministério!
      Um grande abraço!

      Reply
  10. Muiito bom aprender mais sobre Jejum …
    Estou lendo um livro que o titulo é “Jejum de Daniel” do “Bispo Macedo” ele explica muitas coisas, inclusive explica sobre “Ansiedade, Espirito Santo De Deus e varias outras coisas!
    Lêêm taambém, é muito interessante!
    Beijos !

    Reply
  11. Estava pesquisando sobre o jejum para EBD e adorei o esse material. Fique na paz do Senhor

    Reply
  12. Graca e paz pastor, sou convertido faz um tempinho mas nos ultimos tempos quase tudo que eu cria acerca de Deus, sua palavra e a graca de seus Espirito “sumiu”, não sei como mas n encontro mais sentido em nada, e esta decorrendo em minha congregacao um tempo de jejum e sendo uma pratica por mim conhecida decidi entrar, mas nem nisso consigo encontrar um sentido, espero q me entenda e naquilo q tem recebido de Deus me ajude a ter uma Luz p minha fé…DTA

    Reply
  13. QUE DEUS CONTINUE DANO SABEDORIA E PRAZER EM ENSINAR OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE

    Reply
    • Amém, Felix!
      Muito obrigado pelo encorajamento. Deus lhe abençoe também!

      Reply

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>