7 RAZÕES PARA O CRISTÃO JEJUAR

7 RAZÕES PARA O CRISTÃO JEJUAR

Amado(a) irmão(ã),  o nosso assunto é o jejum, que, entendemos ser de grande importância para o seu desenvolvimento espiritual. Vamos, então, meditar no assunto ‘7 Razões Para O Cristão Jejuar’. A primeira razão é…

 

1) Porque o jejum é uma ordem divina. Homens e mulheres de Deus ao longo da História, têm compreendido claramente essa ordem de Deus. Está escrito, em Jl.2.12: “Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto”. A órdem de Deus é tão clara que Jesus nem a repetiu, tão somente ensinou aos discípulos a maneira correta de jejuar, dizendo, em Mt.6.17,18: “Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. A expressão ‘quando jejuares’ sugere uma prática constante. Portanto, precisamos jejuar porque Deus nos ordenou jejuar. A segunda razão para jejuar é…

2) Porque o jejum é um meio de nos humilharmos diante de Deus. Esse é o caminho para o poder e a graça de Deus na vida do cristão. A Escritura Sagrada, nos diz, em Tg.4.10: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará”. E o jejum é um meio que Deus nos deu para nos humilharmos diante Dele. E isso nos dará sensibilidade espiritual para percebermos o nosso pecado e consertarmos nossa vida com Deus. O salmista entendeu isso e disse, no Sl.35.13: “Eu humilhava a minha alma com o jejum”. Certamente, você será levantado por Deus, quando se humilhar diante Dele. Leia também os textos de II Cr.7.14; Is.58; Dn.9.3-5. A terceira razão para jejuar é…

3) Porque o jejum é um meio para obtermos vitória sobre ataques e tentações malignas. O Senhor Jesus é nosso modelo perfeito e Ele nos deixou o exemplo em relação ao jejum. Foi bem no começo de Seu ministério, logo após o Seu batismo nas águas e no Espírito. O escritor sagrado diz, em Lc.4.1,2, que “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome”. Nesses quarenta dias de jejum, o Senhor alcançou a vitória sobre os ataques e as tentações do inimigo. E, isso, de tal maneira que o V.14, diz: “Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia”. Por isso, precisamos jejuar. A quarta razão para jejuar é…

4) Porque é um meio para receber capacitação de Deus na realização de Sua Obra. A Igreja buscou a capacitação de Deus, em jejum e oração, quando enviou os primeiros missionários. É o que lemos em At.13.2,3: “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram”. Os apóstolos escolhiam os presbíteros para as novas igrejas, em Jejum e oração. Está escrito em At.14.23, que, “depois de orar com jejuns, os encomendavam ao Senhor em quem haviam crido”. Esse foi o modelo estabelecido pelo Espírito Santo na Igreja primitiva. E, a quinta razão para jejuar é…

5) Porque o jejum é um meio para alcançarmos vitória em tempos de crise. A História do povo de Deus revela a importância do jejum em tempos de crise. Um dos maiores exemplos que temos é o de Ester, juntamente com seu povo. Um decreto do rei determinava o extermínio de todo o povo judeu. Por isso, Ester mandou um pedido a seu tio Mardoqueu, em Et.4.16, dizendo: “Vá e reúna todos os judeus que estiverem em Susã, e todos vocês jejuem e orem por mim. Durante três dias não comam, nem bebam nada, nem de dia nem de noite. Eu e as minhas empregadas também jejuaremos. Depois irei falar com o rei, mesmo sendo contra a lei; e, se eu tiver de morrer por causa disso, eu morrerei”. E Deus lhes concedeu uma vitória tão grande, que é comemorada pelos judeus até o dia de hoje. Portanto, precisamos jejuar para alcançarmos vitória em tempos de crise. A sexta razão para jejuar é…

6) Porque o jejum é um meio para buscarmos direção e proteção de Deus. Esse foi o entendimento de um grande homem de Deus – Esdras. Eis o testemunho que ele nos deixou escrito, em Ed.8.21-23: “Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso. Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto já lhe havíamos dito: A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam. Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu”. Por isso, você também pode jejuar para pedir direção e proteção de Deus. E, a sétima razão porque necessitamos jejuar é…

7) Porque o jejum é um meio para buscarmos restauração espiritual. O profeta Joel descreve uma situação de calamidade espiritual na vida do povo de Israel. E mesmo depois de falar sobre o juízo prestes a vir, ele diz, em Jl.2.12: “Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade”. E o resultado dessa busca em jejum e oração se encontra nos Vs.18,28, onde está escrito: “Então, o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo… E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne”. Sim! Deus restaura aqueles que o buscam de coração, em jejum e oração. Deus o abençoe. Continuaremos no próximo número, se Deus o permitir.  Vosso irmão e companheiro no Reino: Amilton Lança

 

97 Comentários

  1. Acredito que o jejum é uma arma tão poderosa, que é nescessário praticarmos continuamente para vencermos os obstáculos que se levantam quando nos propomos a jejeuar.
    Pai-pastor, que o nosso paizinho, lá do céu, possa continuar dando ao senhor a cada dia alimentos tão vitaminados para sustentar suas ovelhinhas. Que Deus o abençoe ricamente! Te amamos muito. Mirian,Ely e Giovanna.

    Reply
    • Olá Mirian e Ely,
      Muito obrigado pelo carinho e encorajamento. Deus continue abençoando suas vidas, dedicação e serviço em Sua Obra.
      Um abraço,
      Pr Amilton

      Reply
      • Graça e Paz, ao querido irmão em Cristo Jesus.

        Que o nosso Deus te dê a tamanha grandeza do seu amor e te abençoe espiritualmente para que mais e mais volte para um ensinamento importantissimo, assim que acho eu, sobre o Jejum.
        Sou Moçambicano, residente na Cidade de Inhambane, Capital da Provincia do mesmo nome e dista cerca de 600Km da Cidade Capital do País (Maputo). Ando com Jesus desde o ano de 2009, tenho esposa e 3 filhos (Carven Bata, Maná de Jesus Bata e David de Jesus Bata).Conheci Jesus mas ha um grande mal que me peza (não sou casado ainda) gostaria de ter um conselho do irmão. Paz.

        Reply
        • Olá meu irmão Carlos,
          Graça e Paz do Senhor Jesus!
          Muito obrigado por suas palavras de encorajamento.
          Quanto ao que você me escreveu, gostaria de lhe dizer que, sem dúvida alguma, é importante que o irmão procure acertar a questão do seu casamento. A Palavra de Deus nos diz, em Hb.13.4: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio”. É importante acertar a situação do ponto de vista civil também porque o Senhor Jesus nos instruiu em Mc.12.17, dizendo: “Dai a César o o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Ainda que haja algum impedimento é importante lembrar que essa é a vontade de Deus e Ele o ajudará. Espero que você consiga resolver o assunto a fim de que sua consciência esteja em paz com Deus, consigo mesmo e com os outros.

          Deus lhe abençoe!

          Reply
          • ola ,paz de Cristo ,vivo no Japao a mais de vinte anos ,muito bom mesmo esse estudo sobre o jejum ,dos quais eu ainda nao tinha conhecimento ! Deus abencoe Pastor .

          • Amém Alice!
            Que o Senhor lhe abençoe cada vez mais!
            Um grande abraço!

  2. A paz do senhor
    pastor motamos na nossa igreja um estudo bíblico para jovens
    e está sendo uma benção essa semana o assunto vai ser consagração e jejum ii seu estudo me ajudou muito!!!
    Que Deus continue te abençoando cada vez mais e mais
    abraço

    Reply
    • Olá Eldades!
      A Paz do Senhor Jesus seja com você também!
      Sei que já faz tanto tempo que me enviou seu comentário. Mas, gostaria de desejar que Deus continue abençoando sua vida e ministério.
      Um grande abraço!

      Reply
  3. Pastor, sou nova convertida e cheia de duvidas, estou querendo fazer um jejum onde tiro muitas coisas materias que gosto de fazer, essa forma esta correta?

    Reply
    • Olá Fátima,
      Perdão pela demora em responder-lhe. De repente, você até já conseguiu a resposta. Mas, gostaria de dizer-lhe que existem vários tipos de jejuns: Desde o jejum absoluto até o jejum de determinadas coisas que você goste. Todavia, qualquer forma que você escolher para jejuar, o mais importante é a sua motivação diante de Deus e sua busca sincera da resposta divina. Deus lhe abençoe!
      Um abraço!

      Reply
  4. muito bom este estudo, me edificou muito, que Deus continue te abencoando

    Reply
    • Amém Pr Marcelo! Muito obrigado pelo comentário. Desejo que o Senhor continue abençoando também o irmão.
      Um abraço,
      Pr Amilton Lança

      Reply
  5. É uma bençao poder entrar na intenet e aprender mais sobre o jejum.
    Eu particularmente não sabia sobre estas 7 razões para jejuar.
    Farei chegar esta palavra ao ministério que estou liderando.
    Pr.Rodrigo Amadeus – Ministério Desafio Jovem de Moçambique

    Reply
    • Amém, Rodrigo!
      Gostaria de pedir-lhe perdão pela demora em responder-lhe. Deus continue abençoando sua vida e ministério!
      Um grande abraço!

      Reply
  6. Muito boa suas explicações………

    Reply
    • Amém Jackelinne!
      Deus lhe abençoe.
      Um abraço!

      Reply
  7. Pr Amilton lança, gostei muito do comentário. Que Deus te abençoe e aumente mais o conhecimento e capacidade espiritual. Paz!

    Reply
    • Olá irmã Maria Cruz!
      Perdão pela demora em responder-lhe. Mas, gostaria de agradecer-lhe por suas palavras de encorajamento. Deus lhe abençoe.
      Um abraço!

      Reply
  8. Aprendi a jejuar e o mais importante é o significado, obrigado pela lição, sou convertido de pouco tempo. e tenho fé que usarei o jejum em prol de ficar mais próximo de Deus.

    Reply
    • Olá irmão Jorge Roberto! Louvado seja o Senhor por sua vida. Fico feliz em saber que tenha sido edificado através do estudo. Deus lhe abençoe cada vez mais!
      Um grande abraço!
      Pr Amilton Lança

      Reply
  9. Este estudo e muito bom estou desenvolvendo um estudo e me ajudou bastante continue esta caminhada

    Reply
    • Olá Pr Luciano!
      Alegro-me em saber que o estudo tenha sido útil ao irmão. Muito obrigado pelo encorajamento. Deus continue abençoando seu ministério!
      Um grande abraço!

      Reply
  10. Muiito bom aprender mais sobre Jejum …
    Estou lendo um livro que o titulo é “Jejum de Daniel” do “Bispo Macedo” ele explica muitas coisas, inclusive explica sobre “Ansiedade, Espirito Santo De Deus e varias outras coisas!
    Lêêm taambém, é muito interessante!
    Beijos !

    Reply
  11. Estava pesquisando sobre o jejum para EBD e adorei o esse material. Fique na paz do Senhor

    Reply
  12. Graca e paz pastor, sou convertido faz um tempinho mas nos ultimos tempos quase tudo que eu cria acerca de Deus, sua palavra e a graca de seus Espirito “sumiu”, não sei como mas n encontro mais sentido em nada, e esta decorrendo em minha congregacao um tempo de jejum e sendo uma pratica por mim conhecida decidi entrar, mas nem nisso consigo encontrar um sentido, espero q me entenda e naquilo q tem recebido de Deus me ajude a ter uma Luz p minha fé…DTA

    Reply
  13. QUE DEUS CONTINUE DANO SABEDORIA E PRAZER EM ENSINAR OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE

    Reply
    • Amém, Felix!
      Muito obrigado pelo encorajamento. Deus lhe abençoe também!

      Reply
  14. Muito obrigado pelo estudo sobre o jejum, aprendi muito sobre os motivos de jejuamos.

    Reply
    • Amém Free bible!
      Fico feliz em saber que foi edificado com o estudo!
      Deus lhe abençoe cada vez mais, poderosamente!

      Reply
    • Amém irmão Aguinaldo!
      Louvado seja o Nome do Senhor!
      Deus lhe abençoe também continuamente!

      Reply
  15. Louvado seja Deus por sua sabedoria pastor, muito boa sua explicação!!!

    Reply
    • Louvado seja o Senhor Nosso Deus, irmão Rafael, por Sua Graça sobre as nossas vidas!
      Deus lhe abençoe, abundantemente!

      Reply
  16. Muito bom.. tirou minhas duvidas pessoal. fique na paz sempre!

    Reply
    • A Paz do Senhor Jesus seja com você também, Suellen!
      O Senhor lhe abençoe sempre e sempre!

      Reply
  17. Muito bom pastor.

    Reply
    • Louvado seja o Senhor, irmão Daniel Pacheco!
      O Senhor lhe abençoe mais e mais!

      Reply
  18. Obrigada pelo estudo disponibilizado pra todos. Quantas duvidas foram e serão sanadas com essa leitura. Vou levar esse estudo pro ministério de mulheres da minha igreja e tenho certeza que a partir dele, haveremos de fazer o nosso jejum com entendimento e objetivo. Obrigada, Pr. Amilton, Deus o abençoe cada vez mais.

    Reply
    • Louvado seja o Nome do Senhor irmã Pedrina!
      Fico feliz em saber que foi edificada e, como instrumento do Senhor, através de sua vida, outras pessoas também serão edificadas. Deus lhe abençoe!

      Reply
  19. Parabéns pela dedicação ao ensino!! que o nosso Deus continue lhe usando em temas necessário para o crescimento espiritual do Povo de Deus!!

    Reply
    • Amém meu irmão Ev.Franklin Melo.
      Louvado seja o Nome do Senhor Nosso Deus!
      Muito obrigado pelas palavras de encorajamento. O Senhor lhe abençoe também, grandemente em seu ministério!

      Reply
  20. Louvado seja Deus por esse estudo!

    Reply
  21. Vou fazer jejum pois eu creio nas palavras do senhor, creio que com jejum deus vai me fortalecer e eu irei vencer os obstaculos que estou tendo em minha vida, obrigado senhor por nos amar…

    Reply
  22. A paz do Senhor pastor! muito obrigado que Deus te abençoe rincamente , esse site me ajudou a tirar minhas dúvidas sobre jenjuar , sou uma nova convertida & creio que Deus vai fazer muitas coisas boa na minha vida & na vida daqueles que guardam a palavra dele!!!

    Reply
    • A Paz do Senhor Jesus Cristiane!
      Louvado seja o Nome do Senhor! Está escrito em Pv.4.18 que, “a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. Que Ele continue lhe abençoando dia após dia!

      Reply
  23. gostaria de saber se tem embasamento para eu jejuar por mim e minha esposa em tempo de crise no casamento, e também por meus filhos

    Reply
    • Olá Miquéias,
      seja com você a graça e a Paz do Senhor Jesus!
      Com toda a certeza existe base sim para jejuar por si, pela esposa e filhos. Lemos em II Crônicas 7.14: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra”. Não obstante o contexto falar de uma situação de crise no país, no entanto, o alvo do Amor de Deus é o ser humano. A Bíblia é muito clara quanto a isso. O jejum é abstinência do alimento físico para uma dedicação maior na busca do alimento espiritual, da libertação e da vontade de Deus. O Senhor lhe abençoará se o buscar de todo o seu coração! Um abraço!

      Reply
  24. Deus seja contigo para sempre. Pela força do destino quiz me informar mais sobre o Jejum para dicidir se valia a pena ou nao, mas com este artigo escrito pelo Pr Amilton, nao me restam duvidas que é mais do que necessario á um cristao jejuar. Estou dentro. Abraços!

    Reply
  25. A paz do senhor Jesus. Eu sinto muita dor no peito mas não tenho nada já fiz tudo que é exame do coração não deu nada me explique

    Reply
  26. Jejum é uma benção! Gostei muito desse artigo Pastor. me ajudo e tirou todas a minha dúvidas. Obrigado meu Deus!

    Reply
    • Amém irmão Gustavo!
      Louvado seja o Nome do Senhor por ter edificado a sua fé! Que Ele continue lhe abençoando cada vez mais.
      Um grande abraço!

      Reply
  27. A PAZ DO SENHOR, PASTOR. QUE BENÇÃO ESSE ARTIGO, COMO ME AJUDOU A ENTENDER O QUE É REALMENTE O JEJUM. QUE DEUS O ABENÇOE.

    Reply
  28. Pr. existem demônios que só são expulsos através de jejum?

    Reply
  29. Que Deus abençoe este irmão por este poderoso artigo Cristão. Amém!

    Reply
    • Amém Willian!
      Muito obrigado pelo comentário!
      Deus lhe abençoe também!
      Um abraço!

      Reply
  30. Lindo, Santo, perfeito e maravilhoso Deus de toda a honra e gloria!!!

    Reply
    • Amém Cleiton!
      Deus lhe abençoe cada vez mais!
      Um abraço!

      Reply
  31. ESTOU PRECISANDO DE ORAÇÃO ,

    Reply
    • Olá Darcley!
      Perdão pela demora em responder. No entanto, sei que Deus é Onisciente e só o fato de você expressar a sua necessidade, Ele, em Seu Amor e Graça, lhe abençoa. Espero que esteja bem.
      O Senhor lhe abençoe!

      Reply
  32. PAZ DO SENHOR,BOA TARDE!!!!!!! GOSTEI MUITO DESSA PALAVRA SOBRE O JEJUN,TIREI AS MINHAS DUVIDAS,AGORA IREI FAZER DA MANEIRA CORRETA,VIVEMOS OS ULTIMOS DIAS,PRECISAMOS NÓS ACHEGARMOS A DEUS!!!!!!!!

    Reply
    • Olá Suedy Lopes!
      Que a Graça e a Paz do Senhor Jesus seja com você também!
      Fico feliz que tenha recebido edificação através do estudo.
      Deus lhe abençoe cada vez mais!
      Um abraço!

      Reply
  33. Q Deus pastor continue ti dando sabedoria para postar temas que edificam igreja…pois a mesma é carente de estudos que a façam crescer espiritualmente…A paz do Senhor Jesus!

    Reply
    • Olá Miss Sueli!
      Perdão pela demora em responder. Mas, fico agradecido pela sua mensagem de encorajamento.
      Deus lhe abençoe também em seu ministério.
      Um grande abraço!

      Reply
    • Amém Antonio Carlos!
      Deus lhe abençoe também!
      Um abraço!

      Reply
  34. Estou desempregado e tenho jejuado muito, e tenho a certeza que Deus tem ouvido as minhas orações…

    Reply
    • Amém André!
      Louvado seja o Senhor pela sua disposição em jejuar e orar.
      Certamente o Senhor lhe responderá!
      Um abraço!

      Reply
  35. A Paz do Senhor Jesus
    Ainda não sou batizada (falta pouco,ate janeiro batizarei ) posso jejuar

    Reply
    • Olá Angela!
      Perdão pela minha demora em responder. Mas, gostaria de lhe dizer que fico feliz em saber que você decidiu obedecer à ordenança do Batismo.
      Quanto ao jejum, qualquer pessoa com o coração voltado para Deus, pode jejuar. O Senhor Jesus disse, em Mt.7.8: “Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á”.
      Deus lhe abençoe mais e mais!
      Um abraço!

      Reply
  36. Estou começando a fazer jejum recentemente, é em função das explicações bíblicas no que diz respeito aos seus benefícios espirituais, espero que os mesmos se manifestem em minha vida. Amém…

    Reply
    • Amém!
      Que Deus lhe abençoe, conduzindo sua vida cada vez mais em direção à Ele e Sua vontade.
      Um abraço!

      Reply
  37. Estava com dúvida de jejuar. ..agora depois de ter lido fiquei sem dúvidas de jejua. …Vou começar daqui a pouco de manhã. ….
    excelente meu deus! !!!!!!

    Reply
    • Amém Elvis!
      Fico feliz que tenha sido edificado.
      Deus lhe abençoe mais e mais! Seja sobre você a Sua Graça infinita!
      Grande abraço!

      Reply
  38. Paz pastor, estou jejuando pelo meu lar, minha familia.. mas estou com problemas espirituais, Deus pode me dar vitoria em outras coisas a não ser só pela causa que jejuo?

    Reply
    • Olá Pamela!
      Graça e Paz do Senhor Jesus seja com você também!
      Com certeza, Deus pode lhe dar muito mais, conforme diz a Escritura, em Ef.3.20: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”.
      Deus lhe abençoe!
      Um abraço!

      Reply
  39. Deus o abençoe pela lição acerca do jejum.
    Como coordenador de jovens estou aplicado e difundindo entre eles cada passo dessa palavra em nosso jejum coletivo que ora realizamos.

    Reply
    • Amém Alexandre!
      Deus lhe abençoe também e sustente seu ministério com poder e graça.
      Que o Senhor lhe abençoe cada vez mais, levando-o à uma intimidade cada vez maior com Ele.
      Grande abraço!

      Reply
    • Amém irmão Alexandre!
      Que o Senhor lhe abençoe cada vez mais! Certamente “a vereda do justo é como a luz da aurora; vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito!”
      Um grande abraço!

      Reply
  40. A Paz do Senhor Pr.Amilton!

    Esse estudo foi de grande valia para mim,pois sempre pratiquei o Jejum. Mas com o seu estudo, ficou bem mais claro de saber a importância do Jejum para um servo de Deus. Obrigado e que oSenhor continue lhe Abençoando.

    Reply
    • Amém meu irmão Raymundo!
      Muito obrigado também pelo seu comentário!
      Fico feliz que tenha sido edificado. Que o Senhor lhe abençoe cada vez mais, levando-o à uma intimidade sempre maior com Ele!
      Um grande abraço!

      Reply
    • Olá irmão Raymundo Ferreira!
      Seja com você também a Graça e a Paz do Senhor Jesus!
      Louvado seja o Nome do Senhor! Muito obrigado pelas palavras de encorajamento!
      Que o Senhor lhe abençoe também mais e mais!
      Um abraço!

      Reply
  41. COMO VAI ME AJUDAR ESSA LIÇÃO SOBRE O JEJUM. OBRIGADO PASTOR,PRECISAMOS DE ENTENDIMENTO. UM GRANDE ABRAÇO!

    Reply
    • Olá Geni!
      Seja com você a Graça e a Paz do Senhor Jesus!
      Louvado seja o Nome do Senhor por Sua Graça e Amor para conosco! Fico feliz que tenha sido edificada com o estudo.
      Deus lhe abençoe mais e mais!

      Outro abraço!

      Reply
  42. 0or favor … queria lhe perguntar pq depois deanos sempre jejuando…hoje nso consigo mais jejuar pq?

    Reply
    • Olá Cristina!
      Creio que isso pode acontecer pelo menos por 3 razões:
      1) Por falta de conhecimento da Palavra de Deus sobre o assunto. Mas, vejo que esse não é o seu caso;
      2) Por uma questão de saúde, de condição física;
      3) Por causa de um esfriamento no relacionamento com Deus. Nesse caso é preciso voltar ao primeiro Amor. É preciso buscar primeiro um descerramento espiritual. A Escritura diz: “Lembra-te pois, de onde caíste e arrepende-te; volta à prática das primeiras obras”.
      Desejo que Deus lhe abençoe!

      Reply
  43. A paz, gostaria de saber que tipo de jejum, poderei esta fazendo? sou nova convertida e busco conhecimento na palavra

    Reply
    • Olá Sara!
      Enviei-lhe um e-mail sobre o assunto.
      Deus lhe abençoe!

      Reply
  44. Boa Tarde, gostaria de saber como determinamos o tempo para nosso jejum, no meu caso Deus me convida a viver um tempo de espera por conta de um relacionamento. Nessa espera, quero me aproximar mais de Deus e de suas vontades, assim decidi fazer jejum porém não sei como determinar o tempo para isso. Como é um tempo de espera e creio que sejá longo pensei em 3 meses jejuando por algumas coisas que gosto de fazer no meu dia a dia e quero deixar de fazer pelo jejum.
    Deus abençoe

    Reply
    • Olá Beatriz!
      A Bíblia nos fala sobre períodos de jejum de 3 dias, 21 dias, 40 dias, etc. Creio que o limite de tempo para o jejum deve seguir o mesmo princípio da oração, ou seja, devemos jejuar até que o Espírito Santo nos dê a certeza de que Deus nos deu a resposta. Paulo nos fala em Fp.4.6: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”. Noutras palavras, devemos expor a nossa ansiedade diante de Deus, em oração, até que possamos dar graças, de coração, com fé. E o resultado, Paulo diz no V.7: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”. Assim, creio que devemos estabelecer o período do jejum, na absoluta direção de Deus. Na verdade, devemos jejuar como Jacó lutou com Deus em oração: “Senhor, não Te deixarei enquanto não me abençoares”.
      Espero ter ajudado.
      Deus lhe abençoe!

      Reply
  45. Muito obrigada pela sabias palavras, amei conhecer estas 7razoes pelas quais devemos jejuar. Quero comecar um jejum e aqui encontrei todas dicas pra que o mesmo tenha o sucesso desejado. A Paz de Cristo esteja consigo Irmao

    Reply
    • Olá irmã Vania!
      Louvado seja o Senhor por Sua Graça sobre as nossas vidas.
      Deus continue lhe abençoando também!
      Um abraço!

      Reply
  46. é muito bom saber que na internet também aprendermos as coisa divinas. a paz nos guie

    Reply
    • Amém meu irmão! Louvado seja o Nome do Senhor! Ele é Fiel! Ele é O Deus de toda a Graça!
      Um grande abraço!

      Reply
  47. Pastor Amilton, achei motivador a sua explicação sobre o jejum e irei jejuar para recuperar a minha esposa que me deixou por causa das minhas traições. Me arrependi demais, ela disse que me perdoava, mas que não voltaria mais a morar comigo e isso tem me tirado o sono. Mas não perdi a fé em Deus!!! e eu tenho certeza que após dias jejuando ela retornará ao nosso lar e eu nunca mais a trairei. Gostaria de uma orientação do pastor como deverei proceder para jejuar sem me alimentar.

    Reply
  48. A paz Pastor! amei esse estudo! o levarei para minha igreja para que outras vidas também sejam edificadas!

    Reply
    • Olá Paula,

      Graça e Paz do Senhor Jesus!
      Tenha a liberdade de compartilhar com outros irmãos. Deus lhe abençoe mais e mais!

      No Amor de Cristo Jesus – O Senhor!

      Pr Amilton Lança

      Reply
  49. Muito Bom e estou colocando em pratica em minha vida ,essa materia sobre Jejum !nQue Deus abencoe grandemente e sempre iluminando seus acaminhos .

    Reply

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>